PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS BIOMAS DE MATA ATLÂNTICA E CAATINGA

Autores

  • Bernadete Fernandes de Araújo Mestranda do PPGCIM/UFAL
  • Hilda Helena Sovierzoski Universidade Federal de Alagoas-UFAL

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-764

Resumo

No estudo sobre o contexto ambiental dos biomas de Mata Atlântica e de Caatinga, a percepção se baseia na investigação do conhecimento que cada indivíduo construiu nas relações culturais. Partindo dessa assertiva, este estudo objetivou analisar a percepção de 50 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, Alagoas sobre os biomas de Mata Atlântica e de Caatinga, principais biomas de Palmeira dos Índios. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, um estudo de caso, utilizou-se um questionário semi-estruturado para a coleta de dados e a análise de conteúdo. Os dados analisados corroboraram que os estudantes apesar de apresentarem concepções naturalistas sobre o meio ambiente, com maior frequência, desconheciam o bioma e a presença de fragmentos de matas na região, dos que descreveram os tipos e as características da vegetação, pautaram de acordo com a utilidade socioeconômica. Logo, no Ensino Biológico com a temática se faz necessário inserir concepções globalizantes para que os estudantes se tornem participantes de discussões coletivas de forma crítica e interferente no ambiente.

 

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Biografia do Autor

Bernadete Fernandes de Araújo, Mestranda do PPGCIM/UFAL

Professora de Ciências Biológica da Educação Básica  rede estadual e municipal de Alagoas.

Especialista em Tecnologia da Educação e Gestão Ambiental.

Mestranda noPPGCIM/UFAL.

Hilda Helena Sovierzoski, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

 Profª. DoutoraSetor de Comunidades BentônicasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)
COORDENAÇÂO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais - Área de Ensino

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Publicado

09-10-2016

Edição

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Artigos