METODOLOGIAS ATIVAS NO INTERNATO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Carolina Favarão Marton Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Domingues Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Thayane Roberto Simões Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Silva Ignotti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.746

Resumo

Estudo descritivo qualitativo, com o objetivo de desvelar a percepção de docentes sobre as metodologias ativas usadas durante o internato de enfermagem. Participaram sete docentes que responderam a seguinte questão:Como os docentes avaliam o uso de metodologias ativas durante as aulas teóricas do internato de enfermagem? Os resultados geraram cinco categorias: o interno na busca do conhecimento: teoria vinculada a prática; as metodologias ativas na visão do docente; papel dos docentes nos encontros teóricos do internato de enfermagem;potencialidades e fragilidades no uso das metodologias ativas e, o crescimento do interno ao longo do internato:olhar do docente. Os resultados mostraram que os docentes identificam-se com o uso das metodologias ativas por considerar que o método oportuniza uma formação centrada no aluno, oferecendo maior autonomia e capacidade na tomada de decisões. Concluiu-se que o método oferece mudanças significativas na formação de novos enfermeiros, gerando profissionais críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

Carolina Favarão Marton, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Graduada na Universidade Estadual de Londrina

Simone Domingues Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, UEL. Especialista modalidade residência em Gerência dos Serviços de enfermagem- UEL.

Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo, USP. Docente do departamento de enfermagem da UEL.

Thayane Roberto Simões, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Beatriz Silva Ignotti, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira graduada pela Uiversidade Estadual de Londrina.

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Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos