O ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E A FORMAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.744Resumo
O presente artigo traz uma análise comparativa em relação à concepção de educação formal de professores de física, química e biologia, do ensino médio, e educação não formal. Além disso, é apresentada uma investigação sobre a importância da educação não formal para o desenvolvimento do discente em formação. A pesquisa foi realizada no Espaço Ciência Interativa em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ), e em uma escola da rede pública estadual situada no mesmo município. Os objetivos da pesquisa foram averiguar a percepção de alguns professores sobre ensino de ciências em espaços não formais e como ocorre a relação entre a escola e o espaço de ciências, locais da pesquisa. Para tanto, foram aplicados questionários com questões abertas acerca da temática, sendo avaliados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A investigação indicou que apesar da proximidade entre os locais da pesquisa, a relação escola-comunidade existente era falha, e que não havia diálogos entre as duas comunidades educativas. Além disso, pode-se compreender como a educação formal e a não formal são percebidas como modalidades de educação, e a importância de estarem correlacionadas na formação do indivíduo enquanto cidadão ativo.
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