SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique Departamento de Educação - IB/UNESP - Rio Claro/SP
  • Alex Sandro Henrique de Jesus Freitas INPA
  • Edna Lopes Hardoim UFMT

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.715

Resumo

Diferente dos alunos ouvintes, as dúvidas sobre sexualidade de alunos surdos não são esclarecidas em uma palestra e nem em sala de aula. Objetivando conhecer a concepção de sexualidade de alunos surdos e não surdos e saber como a expressam, foi realizada uma entrevista semi-estruturada usando recursos visuais, com os alunos do 3º Ano do EM do Programa EJA no CEAADA e  de uma Escola Municipal. Os dados evidenciam que o preservativo é o método contraceptivo mais utilizado por ambos os grupos entrevistados. Entre os alunos surdos não há um diálogo muito amplo sobre sexualidade com a família, diferente dos alunos surdos, a maioria respondeu que o diálogo é mais amplo com o parceiro/a. Quanto a realização de atividades na escola, entre os alunos surdos é unânime a necessidade de aulas de educação sexual, e entre os alunos não surdos, uma minoria foi contrária a ideia. Para a maioria dos alunos surdos a sexualidade está relacionada com o ato de fazer sexo, evidenciando a importância de atividades sobre a temática sexualidade, para esclarecer realmente o que compõe a sexualidade. Foi possível evidenciar que os surdos conseguem vivenciar sua sexualidade como qualquer outro indivíduo não surdo.

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Biografia do Autor

Victor Hugo de Oliveira Henrique, Departamento de Educação - IB/UNESP - Rio Claro/SP

Graduado em Ciências Biológicas -IB/UFMT

Mestrando em Educação - IB/UNESP

Alex Sandro Henrique de Jesus Freitas, INPA

Graduado em Ciências Biológicas - IB/UFMT

Mestrando em Ciências Biológicas (Botânica) - INPA

Edna Lopes Hardoim, UFMT

Professora Doutora do Departamento de Botânica e Ecologia - IB/UFMT

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Publicado

04-12-2018

Edição

Seção

Artigos