SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.715Resumo
Diferente dos alunos ouvintes, as dúvidas sobre sexualidade de alunos surdos não são esclarecidas em uma palestra e nem em sala de aula. Objetivando conhecer a concepção de sexualidade de alunos surdos e não surdos e saber como a expressam, foi realizada uma entrevista semi-estruturada usando recursos visuais, com os alunos do 3º Ano do EM do Programa EJA no CEAADA e de uma Escola Municipal. Os dados evidenciam que o preservativo é o método contraceptivo mais utilizado por ambos os grupos entrevistados. Entre os alunos surdos não há um diálogo muito amplo sobre sexualidade com a família, diferente dos alunos surdos, a maioria respondeu que o diálogo é mais amplo com o parceiro/a. Quanto a realização de atividades na escola, entre os alunos surdos é unânime a necessidade de aulas de educação sexual, e entre os alunos não surdos, uma minoria foi contrária a ideia. Para a maioria dos alunos surdos a sexualidade está relacionada com o ato de fazer sexo, evidenciando a importância de atividades sobre a temática sexualidade, para esclarecer realmente o que compõe a sexualidade. Foi possível evidenciar que os surdos conseguem vivenciar sua sexualidade como qualquer outro indivíduo não surdo.
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