CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BIOTECNOLOGIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO/RJ

Autores

  • Ida Carolina Neves Direito Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Ronaldo Figueiró Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)/Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Marcelo Paraíso Alves Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Volta Redonda
  • Antonio Marcos Dias de Oliveira Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • Marise Costa de Mello Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • Maria Rita Guinancio Coelho Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • João Bosco de Salles Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • Jessica Manya Bittencourt Dias Vieira Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • Luciana Portal da Silva Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
  • Tatiana Nascimento Docile Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Programa de Pós Graduação em Ecologia
  • Maria Cristina de Assis Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-671

Resumo

A educação científica e tecnológica aos estudantes de ensino médio deve ser assegurada para que este venha a contribuir de forma crítica e participativa com o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho foi realizado entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da zona oeste do município do Rio de Janeiro/RJ visando observar o conhecimento destes estudantes acerca do tema biotecnologia. Os alunos foram convidados a responderem a um formulário e a participarem das oficinas experimentais do projeto. Observamos que os temas tratados por ações públicas e/ou pela mídia são mais próximas da realidade dos alunos, como a Dengue e a reciclagem; enquanto que o conhecimento sobre assuntos relacionados a microbiologia e à química são dependentes das ações realizadas nas escolas, mais especificamente pelos professores.

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Publicado

05-06-2014

Edição

Seção

Artigos