ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ENFOQUE CTS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TEMAS SOCIAIS

Autores

  • Luciana Boemer Cesar Pereira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Guataçara dos Santos Junior UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-590

Resumo

Este artigo apresenta resultados da realização de uma proposta de ensino de conceitos estatísticos numa abordagem CTS. O estudo buscou apresentar aos estudantes a articulação da disciplina de matemática a partir de temas sociais da sua realidade. Quanto a natureza a pesquisa se caracteriza como aplicada, abordagem metodológica foi a qualitativa e de cunho interpretativo, foi realizada na disciplina de matemática, em um 6º ano do ensino fundamental de uma escola do campo e atendeu a um dos objetivos dos documentos curriculares da disciplina de matemática, que é o trabalho com informações estatísticas e representações de dados. As atividades realizadas contribuíram para a aprendizagem de técnicas de organização de dados estatísticos e proporcionou reflexões destes a partir da realidade dos discentes como propõe os documentos oficiaise formar alunos reflexivos em condições de discutir a realidade que os cerca.

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Biografia do Autor

Luciana Boemer Cesar Pereira, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR-PG). Especialista em Educação do Campo (Faculdade de Educação São Braz). Especialista em Metodologia para o Ensino de Matemática (FACEL).

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

Doutora em Educação Científica e Tecnológica.Professora do Departamento de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa.

 

Guataçara dos Santos Junior, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Ciências Geodésicas (UFPR), Mestre em Ciências Geodésicas (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

13-12-2013

Edição

Seção

Artigos