Neurociências, Cognição e Educação: Limites e Possibilidades na Formação de Professores.

Autores

  • Eduardo Paiva de Pontes Vieira Universidade Federal do Pará - UFPA, Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-8-573

Resumo

A necessidade em utilizar estudos relacionados às contribuições das neurociências na formação de professoresparece ser imprescindível para as discussões dos processos de aprendizagem na educação básica. Nesta perspectiva,enumero no presente texto, aspectos das neurociências que podem ser considerados na formação docente,a partir da análise de trabalhos referentes ao tema. O discurso hegemônico destaca a complementaridade e anecessária colaboração entre educadores e neurocientistas. Ainda que as experiências práticas sejam incipientes,constata-se unanimidade em relação à necessidade de discutir possibilidades para utilização das neurociênciasna formação inicial e continuada de professores sem, contudo, lhes atribuir caráter substitutivo das teorias deaprendizagem tradicionais ou encorajar a ideia de que as neurociências são/serão a solução dos problemas observadosnas práticas educativas.

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Publicado

15-03-2013

Edição

Seção

Artigos