Modelagem matemática: um recurso pedagógico para o ensino de matemática

Autores

  • Rúbia Juliana Gomes Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guataçara dos Santos Júnior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-8-571

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar a modelagem matemática sob a ótica da educação
matemática enquanto estratégia no processo de ensino e aprendizagem visando favorecer a aquisição dos
conhecimentos matemáticos em situações problemas reais. A investigação foi realizada com alunos do 7º
ano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Curitiba. A intervenção realizada pela
pesquisadora feita em sala de aula baseou-se na exploração da modelagem matemática como mola propulsora
na resolução de problemas reais do cotidiano dos alunos vislumbrando contribuir para a constituição
de um cidadão reflexivo, crítico e questionador, analítico, competente e com habilidades para intervir
criticamente na sua realidade. Nesse aspecto, a metodologia utilizada será a pesquisa ação e a fundamentação
teórica pauta-se, na educação matemática Crítica. Desse modo, pondera-se que o objetivo delineado
inicialmente foi alcançado ao longo do processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-02-2013

Edição

Seção

Artigos