O uso de materiais tridimensionais como recurso didático no ensino da Ascarídiase e Giardíase
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4651Resumo
As parasitoses intestinais são um grande problema para a saúde pública no Brasil que se agravam com a falta de saneamento básico de qualidade por todo o país, afetando principalmente pessoas de baixa renda. Nesse sentido, a escola deve proporcionar conhecimentos sobre boas práticas de higiene que possam ser executadas para mitigar a contaminação pelas enteroparasitoses. Assim, o presente estudo objetivou avaliar o uso de modelos tridimensionais como recurso didático eficaz no ensino-aprendizagem sobre os métodos de prevenção de parasitoses, tendo como foco a Ascaridíase e a Giardíase. Foram utilizados questionários semiestruturados pré-intervenção e pós-intervenção, aula expositiva sobre os parasitos, formas de contaminação, prevenção e infográficos. Posteriormente às atividades de intervenção os alunos receberam massa de biscuit para criar modelos tridimensionais dos parasitos estudados, demonstrando os formatos e as estruturas corpóreas. Em relação aos hábitos de higiene, foi obtido através dos questionários que 81% (N=35) têm acesso à água tratada, 60% (N=26) têm acesso à rede de esgoto e 93% (N=40) lavam as mãos antes das refeições. Após as atividades da pesquisa os estudantes aprenderam a caracterizar Giardia Lamblia e a Ascaris Lumbricoides, suas formas de contaminação e de prevenção. As intervenções pedagógicas obtiveram boa aceitação, uma vez que 81% (N=35) as consideraram eficientes para o entendimento do conteúdo e montagem de seus próprios modelos das enteroparasitoses. Sendo considerada como uma metodologia que possibilitou a participação ativa dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento.