A música como ferramenta de socialização e promoção da alfabetização científica
uma experiência com adolescentes privadas de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4442Resumo
O objetivo deste trabalho foi relatar sobre uma atividade que fez uso da paródia como recurso didático, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a promoção da Alfabetização Científica (AC) em adolescentes privados de liberdade. O estudo, trata-se de um relato de experiência realizado em um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM, com cinco meninas em situação de privação de liberdade. O relato possui abordagem qualitativa e descritiva, e fez uso da música como ferramenta metodológica lúdica para a promoção da AC e divulgação dos ODS descritos pela Agenda 2030. Foram produzidas três paródias, das quais, uma delas apresenta uma espécie de resumo de todos os ODS, e as outras duas trabalham os ODS vinculados com a dimensão ambiental. Logo, foram abordados conceitos, como: preservação, conservação e sustentabilidade. Foi possível, ainda, identificar a presença dos indicadores de AC: seriação das informações, organização das informações, classificação das informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação. Com isso, verifica-se a possibilidade de criar condições diversas para que se possa promover a AC em ambientes de socioeducação, estimulando a análise de um problema e à reflexão crítica dos sujeitos.