Comunicação entre profissionais de saúde e a população indígena Kaingang
cartilha como instrumento facilitador
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4414Resumo
Para o atendimento da população indígena em ambientes hospitalares, é fundamental o fornecimento de informações de maneira clara respeitando os aspectos culturais destes povos tradicionais. Nesse contexto, objetivou-se construir um instrumento facilitador para comunicação dos profissionais de saúde com a população indígena Kaingang, a partir da construção de uma cartilha focada no acolhimento, com expressões na língua portuguesa e na língua Macro-Jê da etnia Kaingang. O instrumento foi desenvolvido para ser utilizado em um hospital comunitário, localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Esta ação foi desenvolvida nas disciplinas de Saúde, Território e Ambiente e Vulnerabilidades e Riscos em Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O período de criação e desenvolvimento da tecnologia foi de setembro a novembro de 2021. Foram realizadas reuniões e visitas à instituição hospitalar para conhecer a realidade local e identificar as expressões mais usadas entre os profissionais e a população atendida. A cartilha foi composta por expressões de acolhimento, divididas e adequadas a cada setor da instituição hospitalar, além de partes do corpo humano para auxiliar na identificação de dores e queixas da população indígena. A cartilha foi implantada na instituição, e os resultados prévios demonstram a importância dessa ferramenta de auxílio e aproximação com as diversidades dos grupos populacionais à assistência de qualidade, de forma ampliada e garantindo os princípios do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde; Comunicação em saúde; Saúde de populações indígenas.