O impacto da pandemia na educação superior

Um estudo da percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4373

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, sobre a modalidade de ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Foi realizado um survey dirigido aos alunos que já exerceram atividades no ensino remoto e presencial, por meio da disponibilização de um link com um questionário em Google Forms. O link ficou disponível durante duas semanas e recebeu 91 respostas. Após análise, nenhum questionário precisou ser descartado pois todos atendiam aos requisitos da pesquisa. Como resultados principais foram indicados que o Ensino Remoto é uma tendência para um futuro, pela sua praticidade em se estudar a qualquer hora e a qualquer lugar, mas se faz necessário a maior capacitação dos docentes e melhor estruturação dos conteúdos e atividades de avaliação, além de uma melhor organização por parte de seus alunos para melhoria do processo de aprendizagem dos conteúdos apresentados.

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Biografia do Autor

André Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Po´líticas Públicas - IE/ UFRJ

Vice Coordenador PPGA/ UFF

Professor Associado II

Camila de Araujo Lopes Aquino, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração - UFF

Sandy Mathias Costa Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Graduação de Administração - UFF

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Administração - FGV-RJ

Professor Associado - UFF

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Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos