As dimensões curriculares como movimento formativo no programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4339Resumo
A temática central do presente artigo é a formação de professores em espaço, formativo, do Programa Residência Pedagógica (PRP) com enfoque na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de pesquisa bibliográfica junto ao BDTD e da Capes busco compreender aspectos que se reportam para as dimensões curriculares presentes nos discursos das pesquisas realizadas. A análise dos dados foi realizada por meio da ATD que oportunizou considerar categorias intermediárias: i) Necessidade do fortalecimento das relações entre teoria e prática; ii) Importância de incorporar ao currículo questões do espaço escolar; iii) Construção de saberes docentes; iv) Reflexão sobre as ações desenvolvidas como viés formativo, bem como categorias finais: ContextualizAção e InterAção. O processo de construção do metatexto interpõe o olhar para as dimensões curriculares como movimento reflexivo no contexto formativo do PRP potencializado pelo diálogo entre diferentes níveis de conhecimento - formação inicial, professores da educação básica e professores formadores. A reflexão é trazida como categoria formativa pela qual se desenvolvem os processos de Investigação-Formação-Ação e sinalizam apostas para a formação de professores tanto inicial como continuada.