Crenças e concepções de professores sobre variáveis motivacionais e autorregulatórias: o impacto de um curso no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4011Resumo
A relevância de os professores conhecerem sua própria motivação para o ensino, suas crenças de eficácia para ensinar e suas concepções sobre a natureza da inteligência, bem como sobre autorregulação da aprendizagem é reconhecida na literatura. Pesquisas indicam que estas variáveis se associam com o desempenho tanto do professor quanto de seus alunos. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento teórico-prático de professores, em exercício, acerca de motivação para aprender, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, entre outros fatores relacionados ao engajamento escolar antes e após o oferecimento de um curso, de caráter teórico-autorreflexivo, sobre esses temas. Buscou-se ainda avaliar a eficácia deste curso no que concerne ao aumento do conhecimento teórico, ao fortalecimento das crenças pessoais dos professores acerca de como motivar os alunos e fomentar sua autorregulação, bem como quanto à promoção da melhoria de sua motivação e eficácia para ensino. Participaram do estudo 21 professores, de escolas públicas, de diferentes segmentos da educação básica provenientes de 3 estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um formulário com questões abertas e por 3 escalas do tipo Likert, os quais foram examinados, respectivamente, pela análise do conteúdo e por procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados foram animadores e mostraram que, embora os professores participantes já apresentassem conhecimentos, crenças e concepções favorecedoras da aprendizagem de seus alunos, o curso contribuiu substancialmente para refinar o conhecimento deles, possibilitando seu engajamento em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas. Novos cursos merecem ser implementados com amostras mais representativas.