Concepções de Saúde na formação de professores de Educação Física

uma análise curricular de dois cursos de Licenciatura em Educação Física de universidade federais do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3878

Resumo

No presente estudo, partimos da compreensão de que o professor de educação física está na interface entre as áreas de educação e saúde e que, portanto, a discussão sobre os temas “saúde” e “promoção da saúde” são fundamentais para sua formação e prática docentes. Buscamos compreender quais as concepções de saúde presentes na formação em Educação Física dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Para tanto o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar as concepções de saúde presentes na formação em Educação Física dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Se trata de um estudo qualitativo com base na análise do Projeto Curricular de Curso de dois cursos de licenciatura em EF. A partir dessa análise identificamos que nos aspectos conceituais, os dois projetos existem elementos norteadores que visam a formação de um professor crítico, capaz de entender questões sociais e transformador dessa realidade. Tais princípios se articulam com a perspectiva da Promoção da Saúde em uma abordagem da saúde como valor social. No entanto ao materializar tal discussão na matriz curricular, as disciplinas que abordariam a saúde se localizam no eixo biológico. Por fim, é importante incorporar na formação de professores a compreensão do processo saúde-doença como um valor social assim como o debate crítico sobre promoção da saúde.

Palavras- chave: Formação Docente. Saúde. Educação Física.

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Biografia do Autor

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); mestrado em Tecnologia Educacional para Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, é professora adjunta no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES)/UFRJ, onde atua também como membro da Comissão de Acessibilidade do Centro de Ciências da Saúde. Integra o Laboratório de Currículo e Ensino, desenvolvendo estudos relacionados à linha de pesquisa "Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde", com ênfase em inclusão das pessoas com deficiência, currículo e formação de professores.

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Publicado

14-11-2022