Concepções de Saúde na formação de professores de Educação Física
uma análise curricular de dois cursos de Licenciatura em Educação Física de universidade federais do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3878Resumo
No presente estudo, partimos da compreensão de que o professor de educação física está na interface entre as áreas de educação e saúde e que, portanto, a discussão sobre os temas “saúde” e “promoção da saúde” são fundamentais para sua formação e prática docentes. Buscamos compreender quais as concepções de saúde presentes na formação em Educação Física dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Para tanto o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar as concepções de saúde presentes na formação em Educação Física dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Se trata de um estudo qualitativo com base na análise do Projeto Curricular de Curso de dois cursos de licenciatura em EF. A partir dessa análise identificamos que nos aspectos conceituais, os dois projetos existem elementos norteadores que visam a formação de um professor crítico, capaz de entender questões sociais e transformador dessa realidade. Tais princípios se articulam com a perspectiva da Promoção da Saúde em uma abordagem da saúde como valor social. No entanto ao materializar tal discussão na matriz curricular, as disciplinas que abordariam a saúde se localizam no eixo biológico. Por fim, é importante incorporar na formação de professores a compreensão do processo saúde-doença como um valor social assim como o debate crítico sobre promoção da saúde.
Palavras- chave: Formação Docente. Saúde. Educação Física.