Educação Interprofissional na área da saúde no ensino superior: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3842Resumo
O presente artigo propõe verificar a produção acadêmica sobre a educação interprofissional na área da saúde, no ensino superior. Para tanto, constituiu-se de uma revisão bibliográfica integrativa, realizada a partir do portal de periódicos da CAPES e do SCIELO. Como marco teórico, adotamos autores que trazem os conceitos de interprofissionalidade e as potencialidades e dificuldades da formação interprofissional, que ao longo do texto se convertem em categorias de análise. O diálogo é incorporado aos textos da Constituição Federal de 1988, da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Promoção da Saúde. Por conseguinte, a análise qualitativa dos resultados do processo de busca e seleção, após a leitura dos artigos, possibilitou categorizar o diálogo com o objetivo da pesquisa: interprofissionalidade/práticas colaborativas e potencialidades e dificuldades da formação interprofissional. Os resultados nos apontam para a viabilidade da efetivação da educação interprofissional, bem como a educação permanente de todos os atores envolvidos no processo.