Guia para educadores – Reflexões sobre práticas educacionais a partir do filme “Sociedade dos poetas mortos” - um olhar da neurociência educacional.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3796

Palavras-chave:

Ensino tradicional, Neurociência e Ensino, Filme como estratégia didática.

Resumo

O objetivo deste guia do educador é explorar as cenas de ambiente educacional propostas, exemplificando e abrindo espaço à discussão tangível e fundamentada entre a Pedagogia e a Neurociência. Este guia oferece aos educadores uma oportunidade interdisciplinar para refletir sobre práticas de ensino sob um olhar ‘funcional’, segundo a neurociência na interação com o aprendizado, visando aprimoramento pedagógico. O presente guia é dividido em quatro partes: Metodologia e Interação; Excelência e Superação; Interpretação e Semântica; e Emoções e Motivação. Espera-se, com o emprego deste guia para os educadores, o alcance dos efeitos funcionais propostos e o desenvolvimento das habilidades e competências evocadas pela BNCC de forma interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Roberto Salles Teixeira, PUC Minas

Especialista em Neurociência e Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018) e Graduado em Logística pela Universidade Estácio de Sá (2012). 

Amanda Séllos Rodrigues, FIOCRUZ-RJ

Graduada em Ciências Biológicas (PUC-MG), Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (PUC-MG) e Mestre em Ensino de Ciências (UFOP). Atualmente é doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz) e professora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Neurociência e Educação: bases Neurofisiológicas da aprendizagem e Ensino de Ciências e Biologia da PUC Minas. 

Lorraine Oliveira Feitosa, PUC Minas

Especialista em Neurociência e Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC Minas

Possui graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas (UFMG), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (PUC-MG), Mestrado e Doutorado em Medicina Molecular (UFMG). 

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, PUC Minas/UEMG/Fiocruz

possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018).

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Publicado

14-11-2022