PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Patrícia Soares Cavalcante Universidade Federal da Bahia
  • Ricardo Hugo Gonzalez Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3789

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Alfabetização Digital. Disseminação da Informação. Escrita Manual.

Resumo

No Sistema Único de Saúde e Educação no Brasil, reformas que tencionam a mudança em práticas de ensino, utilizando metodologias ativas e ferramentas digitais, tem sido um desafio. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar competências do método Project Based Learning para a escrita científica no âmbito da promoção da saúde de um grupo de estudos multiprofissional, entre julho e dezembro de 2020. Trata-se de um relato de experiência, utilizando metodologias ativas mediadas por ferramentas digitais na facilitação da escrita científica no âmbito da promoção da saúde em Fortaleza-Ceará. A base de dados utilizada foi a matriz de ordenamento histórico de cinco passos: narração dos acontecimentos, descrição dos processos, escrita de memórias, classificação de experiências e ordenação de dados. Foram um total de sete encontros, dispondo de ferramentas digitais e contando com entre quatro e doze participantes. Três categorias analíticas foram identificadas: complexidade do objeto de estudo, ferramentas de ensino e objetivos dos sujeitos envolvidos. O desenvolvimento de competências para escrita científica requer um rol de habilidades tecnológicas e interacionais compatíveis com um ensino significativo para os sujeitos. A aplicação do método Project Based Learning, foi melhor desenvolvida quando o objetivo da atividade contemplava estratégias específicas do método.

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Publicado

14-11-2022