Atividade vivencial em Biologia - uma abordagem didático-prática para estudantes do Ensino Médio em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3704Palavras-chave:
Atividade vivencial, Atividade prática, Ensino Médio, PandemiaResumo
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19), que trouxe inúmeros desafios para a Educação. O “ensino remoto de emergência” (ERT), somado a tecnologia, nortearam o modo de ensinar durante o período pandêmico, no qual os professores atuaram, mais do que nunca, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, elaborando diferentes abordagens de ensino para a sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo propiciar uma vivência didático-prática, em tempos de ERT, aos estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Os estudantes investigaram a germinação de grãos de feijão em diferentes variáveis ambientais durante um período de sete dias consecutivos, utilizando materiais simples e de baixo custo para a atividade. Ao final do período, os estudantes puderam perceber que algumas variáveis são fundamentais para o processo de germinação, dentre elas, a água, a luz e o pH adequados. Dessa forma, a atividade proposta buscou conduzir os estudantes à uma aprendizagem significativa, mesmo em tempos de ERT, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento.
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