Possibilidades e desafios do ensino em obstetrícia na perspectiva dos pós-graduandos em Enfermagem
Palavras-chave:
, Preceptoria, Internato não médico, Enfermagem obstétrica.Resumo
Introdução: A promoção em saúde é essencial em cursos de formação onde a assistência deve ser holística e humanizada. Objetivo: Identificar os desafios encontrados para o desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica no interior de Pernambuco, na perspectiva dos residentes. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Foi analisado o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, e três maternidades regionais do interior do Estado de Pernambuco. A pesquisa ocorreu com 15 residentes, com entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, seguindo a análise de Bardin e com o auxílio do programa Atlas ti. Resultados: Destacou-se as fragilidades do programa, como: comunicação, organização, despreparo do serviço e ausência de vínculo dos preceptores. Pontos fortes: formação diferenciada, crescimento pessoal/profissional e evolução na aprendizagem. Considerações Finais: A fragilidade na comunicação ensino-serviço pode influenciar na qualidade da formação desses preceptores e a dos residentes.
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