Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3505Palavras-chave:
Educação Infantil. Ensino remoto. Pandemia.Resumo
RESUMO
O objetivo deste estudo é analisar a concepção de pais sobre o ensino remoto na Educação Infantil. É uma pesquisa descritiva qualiquantitativa, desenvolvida nos meses de maio e junho de 2020, por meio de um formulário online produzido no Google Forms e divulgado nas redes sociais para a coleta dos dados. Participaram da pesquisa pais de crianças que estudam em instituições de educação infantil, de diversas cidades do Brasil, com as aulas presenciais suspensas desde março de 2020 para evitar a propagação da COVID-19. Os resultados foram apresentados em uma Roda de Conversa Virtual no Google Meet, promovendo um diálogo entre pais, professores e estudantes do curso de pedagogia. Diante das discussões apresentadas, conclui-se que as atividades de forma remota não contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, pois o trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas possibilita vivenciar experiências relacionadas aos saberes e conhecimentos, a serem apropriadas pelas crianças, o que não se torna possível em um ambiente doméstico.
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