Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar

Autores

  • Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
  • Ana Luiza Floriano de Moura Britto Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3505

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ensino remoto. Pandemia.

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo é analisar a concepção de pais sobre o ensino remoto na Educação Infantil. É uma pesquisa descritiva qualiquantitativa, desenvolvida nos meses de maio e junho de 2020, por meio de um formulário online produzido no Google Forms e divulgado nas redes sociais para a coleta dos dados. Participaram da pesquisa pais de crianças que estudam em instituições de educação infantil, de diversas cidades do Brasil, com as aulas presenciais suspensas desde março de 2020 para evitar a propagação da COVID-19. Os resultados foram apresentados em uma Roda de Conversa Virtual no Google Meet, promovendo um diálogo entre pais, professores e estudantes do curso de pedagogia. Diante das discussões apresentadas, conclui-se que as atividades de forma remota não contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, pois o trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas possibilita vivenciar experiências relacionadas aos saberes e conhecimentos, a serem apropriadas pelas crianças, o que não se torna possível em um ambiente doméstico. 

 

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Biografia do Autor

Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

Licenciada em Pedagogia pela UFPI, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Educação UFPI. Professora Assistente - DE da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Experiência docente e gestão na Educação Infantil e docência no Ensino Fundamental (Educação Básica) e na Educação Superior atuando em graduações e especializações na área de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudo Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (GREPE) - UESPI.

Ana Luiza Floriano de Moura Britto, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professora assistente - DE da Universidade Estadual do Piauí, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras/PI. Possui experiência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Com trabalhos e pesquisas sobre a formação de professores, educação infantil, prática pedagógica e alfabetização

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Publicado

21-12-2020