Sobre as modalidades de ensino híbrido e remoto: alguns esclarecimentos e o que nos dizem os professores antes e durante o período da pandemia da Covid-19

Autores

  • Fernanda Bastos do Amaral Instituto Federal Fluminense/Mestrada
  • Valéria de Souza Marcelino Instituto Federal Fluminense/professora

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3500

Palavras-chave:

modalidades de ensino, ensino híbrido, ensino remoto, pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar esclarecimentos sobre as modalidades de ensino híbrido e remoto, bem como, compreender o que nos dizem as professoras de uma escola da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro sobre estas modalidades de ensino. Foram coletados dados antes do atual contexto da pandemia da Covid-19 sobre o ensino híbrido e durante o período da pandemia foi realizada uma nova pesquisa junto a este mesmo grupo de professoras sobre o ensino remoto, por meio da Plataforma Google Classrom e, novamente, sobre o ensino híbrido. Estes dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que, com as aulas remotas, emergiram problemas no âmbito do ensinar e aprender com tecnologias digitais, acarretando implicações para professores e alunos.

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Biografia do Autor

Fernanda Bastos do Amaral, Instituto Federal Fluminense/Mestrada

Mestranda no MPET (Mestrado Profissional em Ensino e Tecnologia) pelo Instituto Federal Fluminense (2018-2020). Possui graduação em Ciências da Natureza com habilitação em Química pelo Instituto Federal Fluminense (2010). Especialização em Docência no Século XXI pelo Instituto Federal Fluminense (2014). Atualmente é Professor Docente I em Química pela Secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro -RJ (SEEDUC) e atua também como professor I de Ciências na Prefeitura Municipal de São João da Barra - RJ (SEMEC)

 

 

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense/professora

Possui doutorado em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências (2012) e mestrado em Cognição e Linguagem (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduação em Farmácia e especialização em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989/1991). Atualmente é professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF. Atuou como Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Física do IFRJ, atuando principalmente nas áreas de formação de professores e metodologias de ensino.

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Publicado

05-07-2023

Edição

Seção

Artigos