O Simulador Didático de Ventilação Mecânica como ferramenta de ensino no contexto da pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3491Palavras-chave:
COVID-19, Simulação, Ventilação Mecânica Invasiva, Ensino.Resumo
O novo coronavírus (SARS-CoV-2) causa a doença COVID-19, declaradamente uma pandemia que ataca principalmente os pulmões, podendo a ventilação mecânica invasiva ser necessária. Além da catástrofe global, a pandemia causou uma preocupação mundial, entre elas a interrupção de aulas e treinamentos presenciais. O objetivo desse estudo foi comparar e analisar o uso do Simulador Didático de Ventilação Mecânica (SDVM) como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica invasiva (VMI) antes e durante a pandemia da COVID-19. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário online elaborado pelos autores. Foram obtidas e analisadas 1.186 respostas no período de 1º de março a 24 de junho dos anos de 2019 e 2020. Como resultado, o perfil dos usuários do SDVM é composto em sua maioria, por estudantes (graduação, pós-graduação e residência), do curso de Fisioterapia da rede privada de ensino. Referente aos profissionais, observou-se que com a pandemia da COVID-19, houve um aumento de 240% de respostas obtidas por eles comparado com o mesmo período de 2019, sendo fisioterapeutas a maioria. Por se tratar de uma ferramenta gratuita, sem limite de acesso ou de tempo, em 2020 o SDVM foi acessado 8.482 uma variação de 296,5% comparado aos 2.139 acessos no mesmo período de 2019.Esse aumento sugere que, por existir uma carência de profissionais com experiência e conhecimento suficientes para o manuseio da VMI, o SDVM tenha sido empregado como uma ferramenta para auxiliar cursos de aprimoramento, capacitação e até mesmo para a formação de novos profissionais.
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