Relação entre processos formativos sobre humanização da saúde e a prática de trabalhadores de um centro especializado em reabilitação
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3481Palavras-chave:
Humanização da Assistência. Ensino. Educação Continuada. Centros de Reabilitação.Resumo
Este artigo relaciona as práticas de trabalhadores de um Centro Especializado em Reabilitação aos seus processos formativos sobre humanização da saúde. Foi baseado em uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, tendo sido feita uma oficina com 15 trabalhadores de um serviço de saúde, localizado em uma cidade do nordeste brasileiro. Os resultados foram analisados de acordo com a abordagem das práticas discursivas, proposto por Spink, e apontam, por um lado, para uma formação pontual e incipiente tanto nos espaços escolares quanto nos não escolares a respeito do tema; por outro lado, apesar disso, foram identificadas práticas alinhadas ao proposto pela Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, mesmo ela não tendo sido referida pelos participantes. Conclui-se que há necessidade de realizar processos formativos no local de trabalho, pautados pela Política Nacional de Humanização e pela educação interprofissional, por meio da Educação Permanente em Saúde, assim como é fundamental melhorar a formação nas graduações e pós-graduações em saúde.Downloads
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