A PANDEMIA – COVID 19 E OS IMPACTOS NA JUVENTUDE: EDUCAÇÃO E TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3473Palavras-chave:
Juventude, Educação e Trabalho, Covid-19, Impactos da pandemia.Resumo
A pandemia da Covid-19 é uma emergência de saúde pública e está afetando quase todo mundo no planeta, independentemente da idade, do nível de renda ou do país. No entanto, é provável que a crise econômica atinja especialmente as(os) jovens. As crises, em geral, atingem com mais intensidade as pessoas mais vulneráveis. Um desses grupos é o de jovens, que está particularmente exposto ao impacto socioeconômico da pandemia. O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da pandemia da Covid-19 no que se refere à educação e ao trabalho para a juventude em âmbito nacional e internacional. Realizou-se uma análise documental qualitativa exploratória a partir dos sites oficiais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As fontes analisadas apresentaram grande preocupação com os impactos e com as consequências da pandemia para a juventude e em todas elas foram encontrados documentos significativos sobre a atual realidade juvenil. A crise da educação e do emprego juvenil impõe hoje aos governos em âmbito global muitos desafios, tanto para o acesso quanto para a permanência. Demonstrou-se que os impactos possuem diferentes dimensões e são relativos entre as particularidades dos países e regiões de cada um deles. A longo prazo, a combinada crise educacional e do mercado de trabalho ameaça não apenas prejudicar a qualidade e a quantidade de empregos, mas, também, exacerbar as desigualdades existentes entre países e dentro deles.
Downloads
Referências
BASTOS, Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti et al. O estado de exceção nas favelas: perspectivas biopolíticas a partir da pandemia do covid-19. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 113- 129, jul./out., 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/564. Acesso em: 16 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, Brasília, 6 ago. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 07 mai. 2020.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-12, mar., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340239802_A_tutoria_na_educacao_a_distancia_em_tempos_de_COVID-19_orientacoes_relevantes. Acesso em: 16 jul. 2020.
LEMOS, Pedro; ALMEIDA FILHO, Naomar; FIRMO, Josélia. COVID-19, desastre do sistema de saúde no presente e tragédia da economia em um futuro bem próximo. BJIHS, v. 2, n. 4, p. 39-50, abr. 2020.
OECD. Combatendo o coronavírus (COVID 19): contribuindo para um esforço global. 2020a. Disponível em: http://www.oecd.org/coronavirus/pt/. Acesso em: 4 jul. 2020.
OECD. OECD Economic Outlook. v. 2020, Issue 1: Preliminary version, n.. 107. OECD Publishing: Paris, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.1787/0d1d1e2e-en. Acesso em: 4 jul. 2020.
OECD. Youth and COVID-19. Response, recovery and resilience. 2020c. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=134_134356-ud5kox3g26&title=Youth-and-COVID-19-Response-Recovery-and-Resilience. Acesso em: 4 jul. 2020.
OIT. ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Fourth edition. Updated estimates and analysis. 27 May 2020a. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_745963.pdf. Acesso em: 7 jun. 2020.
OIT. ILO Monitor: mais de um em cada seis jovens estão sem trabalho devido à COVID-19. 2020b. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_746072/lang--pt/index.htm. Acesso em: 7 jun. 2020.
OIT. Trabalhadores jovens serão duramente atingidos pelas consequências econômicas da COVID-19. 2020c. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_741875/lang--pt/index.htm. Acesso em: 7 jun. 2020.
OPAS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folhainformativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875. Acesso em: 3 jul. 2020.
UNESCO. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. 2020a. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 4 jul. 2020.
UNESCO. O surto da COVID-19 também é uma grande crise da educação. 2020b. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 4 jul. 2020.
UNESCO. UNESCO – COVID-19. Resposta educacional: Nota Informativa – Setor de Educação. Nota Informativa n° 1.2. 2020c.