VIVÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458Palavras-chave:
Ensino superior, Tecnologia educacional, Educação em enfermagem, COVID-19.Resumo
Este estudo tem como objetivo levantar e discutir as facilidades e dificuldades apontadas por estudantes de um Centro Universitário frente as mudanças do modo de ensino aprendizagem em sua formação acadêmica, durante o isolamento social proposto pela pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo desenvolvido com 159 estudantes da área de saúde. 52% dos estudantes somente estudam e 88% possuem computador em casa. Os pontos positivos em relação ao ensino remoto foram flexibilidade de horário para estudar (66%), seguida da autonomia no processo de aprendizado (34,6%) e informatização das atividades (30%). O ponto negativo mais apontado pelos estudantes foi excesso de atividades acadêmicas (71%). Os demais pontos negativos foram as interferências externas (55,3%); conexão à internet (48,4%); ter de atender aos prazos de entrega das atividades (42,7%); difícil adaptação às tecnologias (16,9%); ambiente inadequado para os estudos (28,9%); e outros foi considerado por (11,3%) participantes. Conclui-se que os estudantes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar tantos pontos positivos, como negativos deste novo processo. Torna-se necessário investir em estratégias para minimizar os pontos negativos modificáveis, e propiciar experiências assertivas para os estudantes em formação.
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