Higienização das mãos: utilização de uma câmara escura luminescente como recurso didático na prevenção do coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3452Palavras-chave:
Coronavírus, Práticas pedagógicas, Câmara escura.Resumo
O conhecimento em higiene consiste na adoção de medidas de proteção, com o intuito de promover a saúde e evitar formas de contaminação por doenças infectocontagiosas. O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica, sobre o uso de uma câmara escura luminescente por meio de uma atividade lúdica, visando a discussão e à reflexão da importância de higienizar corretamente as mãos para evitar o contágio do Coronavírus e outros micro-organismos infecciosos. Essa atividade foi desenvolvida em uma escola da rede privada, no município de Santa Maria/RS, durante o mês de março de 2020. Os sujeitos dessa atividade foram 26 escolares, pertencentes aos 3° e 4° Anos Iniciais. Foi construída uma câmara escura utilizando uma caixa de papelão e uma lâmpada de luz ultravioleta, além do gel fluorescente feito com o refil de caneta marca texto misturado com gel de cabelo. Para a coleta de dados utilizou-se o diário de bordo do professor, observação participante e uma roda de conversa. Os resultados obtidos evidenciam que a câmara escura é uma proposta inovadora no ensino de ciências, e na prevenção da Covid-19, pois proporcionou a construção do conhecimento, principalmente quando se objetiva a mudança de hábitos de higiene. Percebeu-se que a utilização da câmara escura, como material didático lúdico foi eficaz, pois as crianças tornaram-se multiplicadoras de informações corretas sobre a higienização das mãos ajudando a evitar o contágio do Coronavírus.
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