É tempo de transformação na educação: docência, tecnologias digitais e pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3449Palavras-chave:
Tecnologias na educação. Ensino remoto. Distanciamento social. Etnografia Online.Resumo
A reconfiguração da educação brasileira com a pandemia de Covid-19 é o contexto do presente artigo. O objetivo é compreender, a partir de uma etnografia online, os processos de significação de docentes da educação básica a respeito do ensino remoto ao longo do distanciamento social. O método escolhido para a investigação foi a etnografia online, decorrente da percepção das pesquisadoras sobre a crescente disseminação de narrativas sobre a temática em comunidades virtuais. Os praticantes da pesquisa são professores da educação básica criadores de narrativas digitais importantes para a compreensão do fenômeno que se apresenta (ensino remoto). O campo de pesquisa é composto pelas redes sociais da internet, em especial quatro comunidades virtuais no Facebook: academia pandêmica, Educação – vagas, Vagas para professores RJ e Profissão=Professora. Como resultado da pesquisa, reunimos algumas categorias que emergiram de forma recorrente no campo de pesquisa. Apresentamos algumas ações que pensamos poder contribuir para uma mudança no paradigma educacional pós-pandemia.Downloads
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