#FIQUEEMCASA – PERSPECTIVAS DE FAMÍLIAS SOBRE O AUXÍLIO EM TAREFAS ESCOLARES DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3388Palavras-chave:
COVID-19. Resolução de problemas matemáticos. Relação família-escola.Resumo
Nos últimos meses, diversos países em distintos continentes estão reinventando seus modos de vida e, consequentemente, de acesso à educação que, ao que tudo indica, parece ter encontrando no ensino à distância, com o pressuposto apoio familiar, uma alternativa de trabalho. O objetivo deste texto é identificar as perspectivas de como famílias, de crianças matriculadas no ciclo da alfabetização em uma escola pública de São Carlos-SP, auxiliam nas atividades remotas ligadas ao ensino de Matemática durante o isolamento social provocado pela COVID-19. Partimos de reflexões produzidas na primeira fase de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, a qual pretende identificar estratégias adotadas para resolução de problemas matemáticos. Acreditamos que um estudo específico sobre processos em situações de ensino em casa permite contribuir com o debate teórico-metodológico ao abordar uma temática ainda pouco explorada nas pesquisas: a relação família-escola.
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