Rendimento acadêmico no Ensino Superior: variáveis pessoais e socioculturais do estudante

Autores

  • BRUNA CASIRAGHI Universidade do Minho; Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • JULIO CESAR SOARES ARAGAO Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.3373

Palavras-chave:

Rendimento acadêmico, Ensino Superior, autopercepção

Resumo

O rendimento acadêmico (RA) se configura como a forma de mensurar o aprendizado ao longo da formação e é determinado por fatores relacionados ao discente, às instituições de ensino e aos docentes, sendo comumente utilizado como critério de avaliação do sucesso acadêmico. A presente investigação objetiva avaliar os fatores relacionados ao RA de estudantes do Ensino Superior e se configura como estudo censitário, realizado em uma Instituição privada de Ensino Superior brasileira. Diversas informações foram coletadas, por meio de formulário eletrônico, junto dos estudantes: opção de curso e instituição, cursos, idade, sexo, período cursado, grau de instrução de pai e mãe, renda familiar mensal e autopercepção do RA. Dados relativos ao RA foram obtidos no banco de dados institucional, considerando o Coeficiente de Rendimento, estimado pela média de todas as notas finais obtidas pelo aluno em todas disciplinas cursadas. Participaram 264 estudantes de 19 cursos, com média de idades de 22,25 (DP=5,57) anos, sendo 166 (62.9%) do sexo feminino. A variação de RA foi significativa em relação às áreas de conhecimento, sexo, faixa etária e autopercepção do rendimento. Não foi significativa quanto ao grau de instrução de pai e mãe, quando segmentados em todos os níveis, entretanto, a escolaridade da mãe torna-se relevante quando estratificada a partir dos oito primeiros anos de escolaridade.  Os resultados permitem inferir que os alunos possuem uma correta percepção de seu RA e que a construção deste rendimento é multifatorial.  Considerações e implicações para a prática são tecidas com base nos resultados.

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Biografia do Autor

BRUNA CASIRAGHI, Universidade do Minho; Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Psicóloga, professora universitária, mestre e doutoranda em Psicologia da Educação.

Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho

Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

JULIO CESAR SOARES ARAGAO, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Professor do Centro Universitário de Volta Redonda atuando no Curso de Medicina e no Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

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Publicado

12-01-2021

Edição

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Artigos