A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE FISIOTERAPEUTAS SOBRE O ENSINO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3251Palavras-chave:
Fisioterapeutas, Fisioterapia, Ventilação Mecânica Invasiva, Educação.Resumo
O objetivo deste estudo foi levantar as percepções de um grupo de fisioterapeutas sobre sua formação acadêmica na aquisição das competências e saberes específicos para atuar com a ventilação mecânica. Caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado com 42 fisioterapeutas de quatro hospitais da cidade de Volta Redonda (RJ). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, construído pelas pesquisadoras. A análise dos questionários possibilitou identificar que, de acordo com os fisioterapeutas pesquisados, o conteúdo de ventilação mecânica é o mais difícil de aprender quando comparado aos demais conteúdos de terapia respiratória. As aulas sobre ventilação mecânica deveriam ter sido mais práticas, pois a duração do estágio supervisionado foi insatisfatória. Para a maioria dos fisioterapeutas, o conhecimento obtido na graduação sobre o assunto ventilação mecânica foi insuficiente, levando os fisioterapeutas sentirem-se inseguros para adaptar um paciente a um ventilador mecânico.Os resultados deste estudo mostraram que o processo de ensino-aprendizagem em VMI apresenta algumas insuficiências e percebe-se a necessidade de rever a matriz curricular e adotar metodologias e técnicas que possibilitem aos alunos a aplicação dos conhecimentos teóricos e a prática em um ventilador mecânico, antes da utilização em pacientes no momento crítico.
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