O FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES EM ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Simone Domingues Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Alessandra Crystian Engles dos Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Ana Carolina Moritz Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Jaqueline Tokarski Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Vanessa Cappellesso Horewicz Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.3086

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Educação em Saúde, Escolares.

Resumo

Este estudo tem por objetivo retratar atividade educativa supervisionada, de um grupo de acadêmicas de Enfermagem, de uma universidade pública, ao trabalhar o tema autoestima com escolares adolescentes. Trata-se de um relato de experiência, durante a prática supervisionada da disciplina de Prática de Ensino I com acadêmicas de Enfermagem. Foi planejada uma atividade com o tema autoestima direcionada a alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos. Essa atividade foi dividida em quatro momentos. No início, os escolares responderam a Escala de Autoestima de Rosenberg – EAR, posteriormente as acadêmicas abordaram conceitos referentes a autoestima, autoconhecimento, planos futuros, além de incentivar os adolescentes quanto ao desempenho escolar. Após o conteúdo teórico os alunos participaram de uma dinâmica em que escreveram características positivas dos colegas da turma e fixaram nas costas uns dos outros. Para finalizar compartilharam em grupo seus projetos futuros. A estratégia utilizada favoreceu a percepção das graduandas sobre a necessidade de ser trabalhado no ambiente escolar atividades que favoreçam ao suporte emocional do adolescente e consequentemente a autoestima dos alunos, que pelas impressões das acadêmicas sentiram-se motivados após a realização das atividades, quando tiveram a oportunidade de falar sobre si. Para as graduandas foi uma oportunidade de desenvolverem a prática docente de forma sistematizada abordando uma problemática complexa e pertinente para ser aplicada no ambiente escolar, local com significativa concentração de adolescentes que possuem convivência diária.

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Biografia do Autor

Simone Domingues Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, UEL.  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - Unioeste.Professora Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UnioesteDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - Unioeste/Cascavel-PRProfessora Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel-Pr

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Enfermeira. Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - Unioeste.Professora Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel-PrCoordenadora da Comissão de Saúde da Mulher - Coren-PR. 

Ana Carolina Moritz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Jaqueline Tokarski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Vanessa Cappellesso Horewicz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

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Publicado

12-01-2021

Edição

Seção

Artigos