Considerações sobre a formação do Enfermeiro a partir da Integralidade na saúde e algumas contribuições freireanas
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.2622Palavras-chave:
Formação do enfermeiro. Integralidade na saúde. Dialógica freireana.Resumo
Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo que teve como foco propor alternativas para a prática pedagógica que contribuem para a formação do enfermeiro, considerando-se o conceito de integralidade na saúde e a perspectiva dialógica de Freire. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, cujo corpus de estudo foi constituído a partir das publicações do Portal de Periódicos CAPES (2009-2016). A análise foi realizada com base nos estudos de Bardin, que permitiu encontrar as seguintes categorias relacionadas às práticas pedagógicas para a formação do enfermeiro. A primeira está relacionada à docência humanizadora, como possibilitadora de um cuidado humanizado a partir do pensamento crítico e o contexto social na formação do enfermeiro. A segunda contempla a interdisciplinaridade como base para a integralidade do cuidado através de relações dialógicas constituídas pelo diálogo e pela escuta ativa. A terceira abrange o reconhecimento da multidimensionalidade do sujeito para o estabelecimento de uma relação dialógica desde sua singularidade e subjetividade. Assim, os resultados indicam que a atuação do docente que atua na formação do enfermeiro precisa estar pautada numa docência humanizadora a partir de relações dialógicas e práticas interdisciplinares. Indicam ainda a importância de entender o sujeito em formação na sua multidimensionalidade
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