Potencialidades do uso de uma trilha ecológica educativa para a percepção e problematização socioambiental

Autores

  • Cilene de Souza Silva Freitas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Eliene dos Santos Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Benjamin Carvalho Teixeira Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.2613

Palavras-chave:

espaço não formal, ensino de ciências, educação ambiental.

Resumo

Este artigo emerge da pesquisa de mestrado profissional intitulada: “Trilhas ecológicas educativas em espaços não formais no Parque Natural Municipal do Curió, Paracambi-RJ”. O objetivo da presente pesquisa é investigar as potencialidades do uso das trilhas ecológicas educativas como dispositivo pedagógico de percepção ambiental. Uma planilha de potencialidades foi utilizada como instrumento pedagógico de coleta de dados da percepção ambiental. Inferimos por meio da análise das respostas, nas planilhas preenchidas e das gravações de áudio realizadas ao longo da trilha, que as atividades promoveram a percepção ambiental, o processo de problematização e a construção de conceitos ecológicos e questões socioambientais com os estudantes.

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Biografia do Autor

Cilene de Souza Silva Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Eliene dos Santos Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bacharel em Biologia pela mesma Instituição. Bolsista PIBIC/UFRRJ (biênio 2015/2016) e PIBIC/CNPq (biênio 2016/2017), atuando nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Educação em Espaços Não Formais. 

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doudor em Ciências Biológicas. Professor lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Artigos