Um encontro entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental, ambas críticas: um estudo teórico com a perspectiva da prática
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.2563Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Morro da Urca, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo encontra-se na interseção de duas pesquisas de mestrado já realizadas, uma sobre Educação Ambiental Crítica e outra sobre Educação Matemática Crítica. É um estudo de revisão que parte da ideia de interdisciplinaridade para propor uma prática pedagógica a partir de uma abordagem crítica. Apresenta-se uma proposta de visita ao Morro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de interagir em um ambiente natural e integrar os conhecimentos desenvolvidos tanto nas aulas de Matemática como nas de Biologia para favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a interdisciplinaridade entre as duas áreas é pertinente e relevante para compreender e agir na sociedade atual, podendo o docente ser um mediador o e propor situações problemas a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática e Biologia.
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