Estudo de caso e sala cooperativa Jigsaw na promoção da aprendizagem de periculosidade de substâncias químicas

Autores

  • Manoela Barros Guimarães INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS NILÓPOLIS
  • Denise Leal de Castro INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS NILÓPOLIS

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.1523

Palavras-chave:

Sala cooperativa Jigsaw. Estudo de caso. Segurança no trabalho.

Resumo

A pesquisa aborda a aplicação da metodologia de Estudo de Caso, em uma turma do curso técnico em segurança do trabalho, na disciplina Química. O caso incentiva a tomada de decisão dos alunos ao confeccionarem uma cartilha lúdica sobre a periculosidade das substâncias químicas, a fim de conscientizar trabalhadores de uma refinaria de petróleo sobre os riscos químicos. Para o estudo de produtos perigosos, foi adotada a sala de aprendizagem cooperativa Jigsaw durante quatro encontros e os alunos construíram mapas conceituais sobre às classes. A associação das metodologias ativas de ensino proporcionou um ambiente interativo e motivador para os alunos.

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Biografia do Autor

Manoela Barros Guimarães, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS NILÓPOLIS

Mestranda em Ensino de Ciências (IFRJ)

Licenciada em Química (IFF)

Denise Leal de Castro, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS NILÓPOLIS

DOUTORA EM CIÊNCIAS

DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado

12-01-2021

Edição

Seção

Artigos