ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: Ensinando competências atitudinais

Autores

  • Carlos Eduardo Bozzeda Meira UniFOA
  • Adilson Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.1420

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Ensino Superior, Limitação da Mobilidade, Inclusão Educacional, Acessibilidade

Resumo

O presente trabalho, tem como objetivo apresentar, por meio de estudo de caso, como uma Instituição de Ensino Superior – IES, adotou ações de intervenção física e atitudinais, em conformidade aos marcos legais de acessibilidade e inclusão, no intuito de garantir o direito à Educação aos alunos com Deficiência. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CoEPS/ UniFOA, sob o nº CAAE 57491016.3.0000.5237, procedeu na aplicação de roteiro de entrevista com os responsáveis da área de gestão do Núcleo de Acessibilidade e do Núcleo Pedagógico da IES, além de analisar os resultados da aplicação de um laboratório sensorial, que simulou a experiência de Pessoas com Deficiência.  O referido laboratório foi desenvolvido junto aos alunos do mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente que, na qualidade de docentes em formação, auxiliaram nas análises que subsidiaram a elaboração de produto de aprendizagem aplicado a essa realidade sob a forma de Guia de Boas Práticas, com o objetivo de promover a acessibilidade como competência atitudinal.

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Publicado

01-02-2023

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Artigos