Horta escolar: uma abordagem interdisciplinar para uma aprendizagem multidimensional

Autores

  • Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, São Paulo
  • Célia Regina Tomachuk Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP http://orcid.org/0000-0002-3771-5945

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.1394

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Ensino fundamental, Ciências

Resumo

A escola é um espaço importante para a formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, ambientais e culturais que restabelece suas relações com o meio onde vive. Assim sendo, a horta como ferramenta pedagógica constitui um instrumento que pode articular os conhecimentos restritos às disciplinas do currículo escolar para um saber mais amplo e multidimensional. A metodologia desse projeto foi desenvolvida, pelos alunos, em etapas e foi possível aprender mais do que apenas preparar a terra, plantar e colher. A horta foi transformada em um laboratório vivo onde o crescente interesse, por parte dos alunos, foi visível à medida em que os cuidados com o plantio e com o crescimento das mudas se intensificavam. O contato dos alunos com os vegetais na horta permitiu mudar suas perspectivas de alimentação e atitudes comportamentais com relação ao meio ambiente e com o patrimônio público, de forma positiva. 

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Biografia do Autor

Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, São Paulo

Mestre em Ciências

Célia Regina Tomachuk, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP

Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências.

Área de Ensino em Ciências

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Publicado

22-09-2020

Edição

Seção

Artigos