Estudo comparativo do utilitarismo em livros didáticos do conteúdo de zoologia para o ensino básico.

Autores

  • Hugo José Coelho Correa Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Sílvia Arcanjo Carlos Ribeiro Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.1353

Palavras-chave:

Utilitarismo, ensino de zoologia, livro didático

Resumo

Resumo– A visão utilitarista, abordagem a qual pode objetivar os organismos como máquinas e fontes de utilidade humana pode ser nociva a interação natural entre o homem e os outros organismos. O utilitarismo animal é decorrente da falta de empatia do ser humano perante os demais animais não humanos. Tal abordagem de pensamento permeia pelo ensino básico das mais diversas formas, como em imagens ou até mesmo palavras impressas nas páginas do livro didático. Mediante este cenário, conceitos como o filo platyhelminthes vetor de doenças, peixes sendo abordados em seu ponto de vista alimentício e insetos como seres que picam e causadores de repúdio são introduzidos no cotidiano dos alunos em ambientes formais ou não de ensino. A partir deste ponto de vista crítico, estipulou-se como objetivo uma análise comparativa temporal entre livros didáticos que já foram circulados nas escolas públicas com a finalidade de analisar como tal abordagem está se infiltrando nas escolas públicas brasileiras no conteúdo de zoologia no ensino médio.  

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Biografia do Autor

Hugo José Coelho Correa Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ciências Biológicas

Sílvia Arcanjo Carlos Ribeiro, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em ciências biológicas-Licenciatura

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Publicado

12-01-2023

Edição

Seção

Artigos