A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: INCLUSÃO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1334Palavras-chave:
Trajetórias Escolares, Trabalho, Zona rural.Resumo
O objetivo da pesquisa é problematizar a Pedagogia da Alternância voltada para a educação no campo, pois reconhecemos que a zona rural apresenta particularidades em relação as exigências da educação formal vivenciada pelas escolas da área urbana. A zona rural demanda uma formação educativa que contemple, em um só projeto pedagógico, a integralização de dois saberes: o teórico e o prático. Num processo de formação que colabore com a valorização desse segmento social e da modernização e desenvolvimento da área rural. Nesse sentido, iremos problematizar o regime de alternância com o objetivo de observar suas potencialidades e também suas limitações. O intuito é aprofundar os debates em torno do tema e contribuir, a partir das reflexões, com novos modos de se relacionar com a educação rural para que ela seja inclusiva e que minimize a defasagem das trajetórias escolares, não afugentando os alunos da participação de processos de ensino-aprendizagem positivos, diminuindo os índices de repetentes e de desistências.Downloads
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