Trabalho e Quilombolas: As Relações de Trabalho dos Residentes no Quilombo São José da Serra – Valença/Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.907Palabras clave:
Quilombo, Trabalho, Etnicidade.Resumen
O artigo trata das relações de trabalho no Quilombo São José da Serra no município de Valença/Rio de janeiro. Para tanto, faz-se necessário a apreensão da história, o sentido de territorialidade e demais elementos de afirmação étnica do quilombo; verificar impactos do processo de titulação sobre a vida dos quilombolas; identificar se há e como se dá a mobilização por demandas políticas e sociais. A categoria teórica fundamental é trabalho. Os instrumentos da pesquisa de campo são: observação participante, entrevistas não-estruturadas com ênfase na história de vida e trabalho.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CAMPINHO (AMOC). Quilombo Campinho. Disponível em: <http://www.quilombocampinho.org/>. Acesso em: 10 Jun. 2007.
GOMES, Flávio dos Santos. Histórias de quilombolas: Mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO (CPISP). Terras Quilombolas. Disponível em: <http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_rj.html>. Acesso em: 02 set. 2007.
IAMAMOTO, Marilda. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, 2006.
LEITE, Ilka Boaventura. Os Quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Santa Catarina: NUER/UFSC, 2000.
LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.
LESSA, Renato; SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
LITTLE, Paul E. Territórios Sociais e Povos Tradicionais no Brasil: por uma Antropologia da Territorialidade. In Série Antropologia. Brasília: UNB, 2002.
MARX, Karl. Trabalho Assalariado e Capital. 2ª ed. Lisboa: 1981.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.
NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. In: Capitalismo Monopolista e Serviço Social. José Paulo Netto. São Paulo: Cortez., 2001.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2007.
O’DWYER, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
PAULILO, Maria Angela Silveira. A Pesquisa Qualitativa e a História de Vida. Disponível em: <http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n1_pesquisa.htm>. Acesso em: 02 set. 2007.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano. São Paulo: PrimaPagina, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.