Serviço Social: Reflexões sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social a partir de um estudo realizado com os alunos egressos do Curso de Serviço Social – UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.894Palabras clave:
Serviço Social, formação profissional, mercado de trabalho.Resumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social tendo como base de reflexão, a pesquisa realizada com alunos egressos do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. O eixo metodológico de abordagem situa o atual quadro sócio-histórico em que as transformações em curso na realidade brasileira - repercutindo no “mundo do trabalho” - apontam para um redimensionamento do Serviço Social, e em decorrência disso, na formação profissional e no mercado profissional de trabalho. Neste sentido, a abordagem histórica sobre a formação profissional e o mercado profissional de trabalho tornou-se a tônica desse debate, uma vez que consideramos que os processos históricos são elementos chaves para a compreensão dos fenômenos sociais presentes na realidade atual. A pesquisa sobre uma realidade específica apresentou-se como condição essencial para uma complementaridade da abordagem teórica aqui destacada.Descargas
Citas
ALENCAR, Mônica Maria Torres. Transformações econômicas e sociais no Brasil dos anos 1990 e seu impacto no âmbito da família. In Política Social, Família e Juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, p. 61-78, 2004.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez, 1995.
ARRETCHE, Marta. “Descentralização da Política Federal de Assistência Social” In Estado Federativo e Políticas Sociais: determinantes da descentralização. Rio de Janeiro/ São Paulo: Revan/ Fapesp, 2000.
BRASIL - MANUAL INFORMATIVO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) – Secretaria Nacional de Assistência Social – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2004.
Coletânea de Leis e Resoluções – CRESS 7º Região – Rio de Janeiro, 2001.
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social, São Paulo: Cortez, 1997.
HARVEY, David. A condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional, 4ªed., São Paulo: Cortez, 2001.
IAMAMOTO, Marilda Villela & CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15ª ed., São Paulo: Cortez; Celats, 2003.
LANDIM, Leilah. “Notas em torno do terceiro setor e outras expressões estratégicas” In O Social em Questão, nº 4, Ano 3, PUC, Rio de Janeiro, 1999.
MELO, Magnólia. A influência do pensamento Marxista no Serviço Social brasileiro a partir da década de 80. Fonte:http://pessoal.sercomtel.com.br/colman, Outubro de 2001.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. “Família e Serviço Social”. In Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, nº 55, p. 114-128, 1997.
NETTO, José Paulo. “Transformações societárias e Serviço Social” In Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, nº50, Ano XVII, p. 87-131, 1996.
______. “A construção do projeto ético-político contemporâneo” In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Cead/ABEPSS/ CFESS, Brasília, 1999.
______. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, 7º ed., Cortez, São Paulo, 2004.
PONTES, Reinaldo. “Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social” In Capacitação em Serviço Social e Política Social, Módulo 4 – Cead/ABEPSS/CFESS, Brasília, 2000.
Projeto de Estágio Curricular do Curso de Serviço Social – UniFOA, 2003.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão & MORGADO, Rosana. Proposta Conceitual do PAIF: subsídios analíticos e metodológicos na lógica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS e do Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF/RJ. Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado da Família e da Assistência Social – SEFAS/RJ, 2005.
SERRA, Rose. “O Serviço Social do Rio de Janeiro na crise do Estado brasileiro e em face ao projeto neoliberal” In Crise da Materialidade no Serviço Social, São Paulo: Cortez, 2000.
SPOSATI, Aldaíza. A assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras. 6ª ed., São Paulo: Cortez, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.