Perspectivas sociológicas para o estudo dos bens culturais e da atividade cultural
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.879Palabras clave:
Society, Cultural Goods, Cultural Activity.Resumen
O artigo aborda diferentes proposições sociológicas para o estudo dos bens culturais e da atividade cultural, a partir de dois eixos temáticos: 1) as relações entre bens culturais e sociedade e 2) as relações entre cultura e poder.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. 1983. “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição” em Textos escolhidos/ Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, J. Habermas. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), pp. 165-191.
BECKER, Howard. 1982. Art Worlds. Berkeley: University of California.
BENJAMIN, Walter. 1983. “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução” em Textos escolhidos/ Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, J. Habermas. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), pp. 3-28.
BOURDIEU, Pierre. 1991. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel.
________________. 1996. Regras da Arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das Letras.
________________. 1997. Razões Práticas. Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus.
________________. 2001. Science de la Science et Réflexivité. Paris: Raisons D’Agir Éditions.
ELIAS, Norbert. s/d. O que é Sociologia. Lisboa: Edições 70.
_____________. 1987. A Sociedade de Corte. Lisboa: Editorial Estampa.
ELIAS, Norbert.; MARTINS, Hermínio & WHITLEY, Richard. (eds.) 1982. Scientific Establishments and Hierarquies. Dordrecht: Holland/Boston: USA/London: England: D. Reidel Publishing Company.
ELIAS, Norbert. & SCOTSON, John L. 2000. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
GRAMSCI, António. 1978. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
JAUSS, Hans Robert. 1993. A literatura como provocação. Lisboa: Ed. Passagens.
MANNHEIM, Karl. 1974. “O problema da intelligentsia: um estudo de seu papel no passado e no presente” em Sociologia da Cultura. São Paulo: Ed Perspectiva/Edusp, pp. 69-139.
MARX, Karl. 1987. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec.
MAUSS, Marcel. & HUBERT, Henri. 1991. “Esquisse d’une théorie génerale de la magie” In: MAUSS, Marcel. Sociologie et Anthropologie. Paris: PUF.
SIMMEL, Georg. 1988. La tragédie de la culture et autres essays. Paris: Éditions Rivages.
WEBER, Max. 1964. Economia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica.
____________. 1995. Os Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.