Marketing Social – A Estratégia De Mudança Do Comportamento Social
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.837Palabras clave:
Marketing, Social, Comportamento e Responsabilidade SocialResumen
Ao longo dos anos, o marketing vem sofrendo inúmeras adaptações para se adequar às
mudanças no cenário mundial e, desse modo, vem agregando novos recursos e fundamentos. Assim, é hoje um conjunto de conhecimentos essencial para profissionais das mais diversas áreas e interessa a todos que precisam promover bens, serviços, propriedades, pessoas, lugares, eventos, informações, idéias ou organizações.
Atualmente o marketing recebe vários adjetivos: cultural, ambiental, esportivo, social, entre
outros. Neste trabalho focamos o Marketing Social, buscando conhecer os conceitos, definições e as várias aplicações que vêm sendo dadas no cenário brasileiro e como se relaciona com a Responsabilidade Social Empresarial. Procuramos entender um pouco melhor qual é o papel do Marketing Social, ressaltando tratar-se de uma estratégia de mudança comportamental na sociedade. O trabalho buscou também distinguir o Marketing Social da Responsabilidade Social das Empresas.
Descargas
Citas
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing em unidades de informação: estudos brasileiros. Brasília: SENAI/IBICT, 1992.
BOONE, Louise. Marketing contemporâneo. 8ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 1998.
CAPPELLIN, Paola & GIULIANI & Gian Mario. Compromisso social no mundo dos negócios. In: Boletim do Ibase Orçamento e Democracia, nº 11, fev/1999, p.10-11)
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
CUCHE, Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999.
DUNN, Robert. Quer uma vantagem competitiva? Revista Exame, 669, ano 32, nº 18, 26/08/1998, p.5.
ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Apresenta informações institucionais e sobre responsabilidade social. Disponível em :<http://www.ethos.org.br>.
Acesso em: 15 outubro 2005.
FISHER, Fernando. Marketing cultural: uso e prática em empresas brasileiras. Rio de Janeiro, 1998. 198 f. Tese (Mestrado em Administração) - Instituto de Pós-Graduação e
Pesquisa em Administração - COPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
KOTLER, P.; FOX, K. F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.
KOTLER, Philip. Marketing essencial.. São Paulo: Pearson Brasil, 2004.
KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo. Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Campus, 1a. ed., 1992, p. 25.
KOZEL JÚNIOR, José. O Top do Marketing Brasileiro. São Paulo, Scipione, 1a. ed., 1997, p. 214.
MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa – Cidadã: Uma Visão inovadora para uma ação
transformadora. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (org.). 3° Setor: Desenvolvimento Social sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
MELO NETO, Francisco Paulo de e FROES, César. Gestão da responsabilidade social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
MENDONÇA, P. M. E.; SCHOMMER, P. C. O Marketing e suas Relações com o Social:
Dimensões Conceituais e Estratégicas, CD-ROM, Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), 24. 2000, Anais..., Florianópolis: ANPAD, 2000.
MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural e comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1993.
PIMENTEL, Cléa D. P. "Técnicas de marketing aplicadas à biblioteca". Trabalho apresentado no Encontro Pernambucano de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 1. Recife, 1982. In: SILVEIRA, A; AMARAL, S. A comp. Marketing em unidades de informação: estudos brasileiros. Brasília: IBCT/SENAI, 1993. pp. 177-190, 356.
RABAÇA, Carlos. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SCHIAVO, Marcio Ruiz. Conceito e evolução do marketing social. Conjuntura Social. São
Paulo. ano 1, n. 1 p. 25-9, mai. 1999.
VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional. São Paulo: Pioneira, 1993.
_____________. Marketing institucional: O mercado de idéias e imagens. São Paulo, Pioneira, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.