O Jornal dos Sports como porta-voz
imprensa esportiva e a construção do Estádio Municipal no Rio de Janeiro (1947-1950)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v20.n55.5356Palabras clave:
Futebol, Maracanã, Mario Filho, Imprensa esportivaResumen
Este artigo objetiva apontar a atuação da imprensa esportiva, representada pelo Jornal dos Sports, principal periódico especializado à época, na construção do Estádio Municipal do Rio de Janeiro. Partimos da hipótese que tal aparelho esportivo só veio a ser construído, no curto espaço de tempo, devido à atuação do jornalista Mario Rodrigues Filho por sua comunicação com a sociedade civil e política, a partir de seu jornal. Analisamos 40 edições publicadas entre 1947 e 1950, período que compreende o surgimento dos primeiros debates sobre a construção de um novo estádio na cidade, repercutidos na imprensa até às vésperas da Copa do Mundo de Futebol de 1950, ano da sua inauguração. Após a análise das matérias, digitalizadas e impressas de capas e seções internas do jornal, conclui-se que a posição do Jornal dos Sports foi decisiva para construção do estádio, mas não se encerrou nesse objetivo. Colaborou tanto na propagação de uma identidade nacional-popular no campo da cultura, quanto no desenvolvimentismo econômico, ao alinhar no discurso jornalístico, o gigantismo do estádio à grandiosidade da pátria que conseguira um feito histórico num curto espaço de tempo. O resultado, para além do maior estádio do mundo e a contribuição na conjuntura socioeconômica do país, foi também a consolidação de Mario Filho, uma das lideranças do jornal, como um inventor das tradições esportivas no Rio de Janeiro.
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