Planejamento familiar em uma ubsf
avaliação do conhecimento da comunidade sobre o programa
Palabras clave:
Planejamento familiar, UBSF, SocioeconômicaResumen
A proteção legal dos direitos reprodutivos no Brasil é fruto de um longo processo de luta, garantida na constituição de 1988. O planejamento familiar é um importante instrumento de garantia da soberania reprodutiva a homens e mulheres, oferecendo métodos e técnicas para concepção ou contracepção. Entretanto o seu real alcance na população deve ser determinado antes de serem especuladas falhas metodológicas do programa. Nosso objetivo foi avaliar o conhecimento sobre planejamento familiar em uma UBSF e a importância da abordagem socioeconômica. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e transversal, utilizando questionário semi-estruturado com 23 questões. Obtida amostra de 132 moradores da população adscrita, sendo 90 mulheres e 42 homens. A amostra de 132 moradores totalizava 68,18% de mulheres e 31,82% de homens. A participação no programa foi de 36,92%, sendo 85,40% de mulheres e 14,60% de homens. Em relação ao conhecimento sobre o programa, 28,57% dos homens e 42,04% das mulheres sabiam corretamente o que era o planejamento. A ausência de convite pelo agente comunitário foi apontada por 33,33% como a principal causa de não participação no planejamento, seguida pelo horário das reuniões com 27,78% e o não interesse pelo assunto com 25,93%. Não havia planejamento dos gastos domésticos por parte de 60,61%, a abordagem sobre o tema durante o planejamento familiar foi reprovada por 57,58%. O conhecimento assim como a participação no planejamento familiar é reduzida, principalmente pelos homens. A dificuldade na promoção das reuniões pelo desinteresse da população é potencializada pelo desconhecimento das mesmas e pela não adequação dos horários. A organização do orçamento doméstico não é praticada pela maioria, havendo desinteresse em aprender. O planejamento familiar é um instrumento indispensável para melhoria das desigualdades sociais, para atingir a população local devem ser analisadas suas peculiaridades para melhor adesão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.