Abordagem etiológica da trombose venosa profunda
relato de um caso
Palabras clave:
trombose venosa profunda, neoplasia, anticoncepcional hormonal oral,, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, trombofiliasResumen
A trombose venosa caracteriza-se pela formação aguda de um trombo no interior de uma veia. No Brasil, a partir de dados de internação em três hospitais da cidade de Botucatu- SP, estimou-se uma freqüência de TVP de 0,6 casos por 1000 habitantes/ano. A tríade de estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidadde descrita por Virchow em 1856 ainda constitui a base fisiopatológica nos tempos atuais. Ressaltar a importância do diagnóstico etiológico da trombose venosa profunda (TVP), para propiciar o diagnóstico precoce de uma doença grave em sua fase assintomática e direcionar o tratamento de outras possíveis causas. Relato de caso de uma mulher de 39 anos com sintomas de dor em coxa direita, de forte intensidade que piorava ao deambular. Foi submetida à investigação clínica e exames complementares para esclarecimento diagnóstico. Foi diagnosticado TVP e discutido as possíveis etiologias para este evento. O fenômeno de TVP não deve ser considerado apenas como intercorrente, sendo ponto primordial na conduta clínica o esclarecimento etiológico para uma abordagem terapêutica adequada e diagnóstico precoce de uma possível neoplasia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.