Estudo da relação entre a alimentação e a acne vulgar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.422Palabras clave:
Acne vulgar, consumo alimentar, estresse, índice glicêmico, macronutrientes.Resumen
A acne é provavelmente a mais frequente doença cutânea cujos gastos com tratamento nos Estados Unidos ultrapassam US$ 2 bilhões anuais. É uma doença multifatorial que ocorre por uma doença específica da unidade pilossebácea. Este estudo teve como objetivo comparar o perfil alimentar de indivíduos que apresentam acne e aqueles isentos da doença, bem como avaliar a interferência do nível de estresse no acometimento da doença. Foram avaliados o perfil alimentar por meio de questionário de frequência alimentar (QFA) e Recordatório de 24 horas, além do grau de estresse de 57 indivíduos, dentre eles 30 possuíam acne e 27(controle) não possuíam. Nestes o nível de estresse e os resultados demonstram maior nível de estresse no grupo com acne do que no grupo controle. O consumo alimentar analisado através do Recordatório 24h e do QFA compara a ingestão de macronutrientes para os dois grupos (indivíduos com acne e grupo controle), o consumo dos indivíduos com acne se iguala quantitativamente ou supera o grupo controle em praticamente todos os grupos alimentares, sendo apenas no fornecimento de lipídios no grupo de leguminosas e ovos aquele em que grupo de sujeitos com acne teve menor taxa de consumo em relação ao grupo controle. Conclui-se com este trabalho que houve uma tendência de consumo maior por alimentos de índice glicêmicos mais elevados no grupo com acne do que no grupo controle, ressaltando também que o nível de estresse dos participantes pode também interferir no aparecimento da doença.
Descargas
Citas
BONATTO S et al. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30 n.9 p:1837-1848, set, 2014.
COMINA. F.; SANTOS Z. E. A. Relação entre carga glicêmica da dieta e acne Sci Med. Ed. 21 v.1 p. 37-43, 2011
CÔRTES, M.G.B, Acne e Dieta/ Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Salvador, 2012.
COSTA, A.; LAGE, D.; MOISÉS, T. A., Acne e dieta: verdade ou mito? An Bras Dermatol. V.85 n.3 p.346-53, 2010.
COSTA, D. C.; ROCHA N. C. A.; QUINTÃO D. F., Prevalência do uso de suplementos alimentares entre praticantes de atividade física em academias de duas cidades do Vale do Aço/MG: Fatores associados, Rev Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 7. n. 41. p.287-299, 2013.
DOMÍNGUEZ-UGALDE, M.G., et al Niveles de insulina en adolescentes con acné comedónico, Gac Med Mex.; v. 151 p.438-42, 2015.
FIGUEIREDO, A. et al. Avaliação e tratamento do doente com acne – Parte I: Epidemiologia, etiopatogenia, clínica, classificação, impacto psicossocial, mitos e realidades, diagnóstico diferencial e estudos complementares. Rev Port Clin Geral; v. 27 p. 59-65, 2011.
FISBERG, R.M; MARCHIONI, D.M.L.; Manual de avaliação do consumo alimentar em estudos populacionais: a experiência do inquérito de saúde em São Paulo (ISA) / Universidade de São Paulo. Rev. Faculdade de Saúde Pública da USP, 2012
GONÇALVES, V.P., PATRÍCIO, M; Abordagem fisioterapêutica na mulher adulta com acne, Cadernos Acadêmicos, Palhoça, SC, v.6, n. 1,p 128-132 Jan / Jul 2014.
HOLANDAL. B., FILHO A. A. B, Métodos aplicados em inquéritos alimentares, Rev Paul Pediatria; v. 24 n.1 p.62-70, 2006.
LEVINSKE L. C., FRANCESCHINI, P.,Avaliação da resposta clínica após tratamento estético e Nutricional da acne vulgar, em pacientes de uma clínica do Município de Pinhão – PR., Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual do Centro-Oeste(UNICENTRO), 2010.
LUFT, C. B. et al. Versão Brasileira da Escala de Estresse Percebido: Tradução e Validação para Idosos. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v 41, n. 4, 2007.
MAHAN, L. K. ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia 11ª ed. São Paulo: Roca, 2005.
MISERY, L.; Consequences of Psychological Distress in Adolescents with Acne Journal of Investigative Dermatology. v.131, p. 290–292, 2011.
MONTAGNER et al, Diretrizes modernas no tratamento da acne vulgar: da abordagem inicial à manutenção dos benefícios clínicos Surgical & Cosmetic Dermatology, Sociedade Brasileira de Dermatologia Brasil, vol. 2, núm. 3, p.205-213julio-septiembre, 2010,
Organização Mundial da Saúde Comunicado de Imprensa conjunto da OMS/FAO 32
PÉREZ-COTAPOS, M. L. S.et al. Influência de la dieta en el acné: revisión de la literatura. Departamento de Dermatología. Pontificia Universidad Católica de Chile. Rev. Chilena Dermatol.; v.1 n. 27 p 82 – 85, 2011.
RODRIGUES, E.P. et al, Perfil dos pacientes com acne tratados com Isotretinoína atendidos na clínica de dermatologia e Laser no período de 2009 e 2012, na cidade de Gurupi, Tocantins, Rev. Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.3, Pub.7, julho 2014.
SAMPAIO, S.A.P.P.; RIVITTI, E.A. Dermatologia. 2ª ed , Artes Médicas, 2001.
SCIPIONI G., MONTEIRO GM, SOLDATELI B. Nutrire. Apr; v.40 n.1 p.104-109, Acne e dieta: uma revisão, 2015.
SILVA, A.M.F; COSTA F.P.; MOREIRA, M.; Acne vulgar: diagnóstico e manejo pelo médico de família e comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade. v. 9 n.30 p.54. 2014.
Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011.
VINHAL, D.C., et al, Terapia Retinóide na Acne Vulgar, Revista Eletrônica de Farmácia. v. 11, n.3, p.80-101, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.