FOTOGRAFIA E DESIGN: UM DISCURSO ENTRE A ESTÉTICA DO IMAGÉTICO E A ESTRUTURA DA COMPOSICAO GRÁFICA.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.314Palabras clave:
Design, Fotografia, Estética.Resumen
Está pesquisa tem como objetivo vericar a convergência entre a estética da fotografia e do design. tomando como fio condutor a análise de projetos de design aplicados em contextos artísticos relacionados.
Verificamos que a linha tênue que norteia a fotografia autoral e o design é muito frágil praticamente não existe, a convergência entre os métodos e recursos de composição que cada segmento trabalha se mistaram naturalmente.
A pesquisa se baseia na questão da fotografia e do design serem veículos de comunicação visual, ou seja, ambos seguem o mesmo processo de construção da mensagem, utilizando tácnicas e regras visuais, independente de serem ou não trabalhos autorais como é o caso dos exemplos analisados em nossa pesquisa. Constatamos que, o processo se faz necessário para que a peça final tenha uma concepção visual e estética que transmita a mensagem de uma maneira clara, objetiva ou até mesmosubjetiva pois a ideia central do discurso imagético, tem seu ponto forte no sentimento do autor. Através dos objetivos de estudo, observamos também que a uma grande preocupação com a estética nas produções autorais.
Identificamos também que Fotógrafos e Designers tem uma função muito maior que promover uma embalagem decorativa ao seu publico alvo, oque fica como fator principal é a ideia, o conceito atribuido ao trabalho, possibilitando ao usuário fazer uma ligação do produto com novas experiências e vivências.
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“O homem é capaz de produzir informações, transmiti-las e guardá-las. Tal capacidade humana é antinatural, já que a natureza como um todo é sistema que tende, conforme o segundo princípio da termodinâmica, a se desinformar. Há fenômenos, por certo, na natureza (sobretudo os organismos vivos) que são igualmente capazes de produzir informações e de transmiti-las e guardá-las. O homem não é o único epiciclo negativamente entrópico, na linha geral da natureza, rumo à entropia. Mas o homem parece ser o único fenômeno capaz de produzir informações com o propósito deliberado de se opor à entropia. Capaz de transmitir e guardar informações não apenas herdadas, mas adquiridas. Podemos chamar tal capacidade especificamente humana: espírito e seu resultado, cultura.” (FLUSSER, 2002, pag. 26)
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