Uma reflexão sobre as políticas de atendimento para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2811Palabras clave:
Autismo. Política de Atendimento. Serviço Social.Resumen
O Brasil não tem dados precisos sobre o Transtorno do Espectro Autista, porém estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas no território nacional. Contudo, apesar de numerosos, os brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado. As dificuldades residem, sobretudo, na falta de profissionais preparados para lidar com o transtorno, principalmente na rede pública. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as políticas de atendimento para as pessoas com autismo e construir uma reflexão sobre o trabalho do assistente social frente a essa demanda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada na realização de um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos; e documental em legislações e manuais relacionados ao tema. Identificou-se que a história do autismo é marcada pela falta de consenso. O Brasil apresenta um marco jurídico normativo favorável ao atendimento desse público, entretanto é necessário superar desafios, principalmente, nas políticas de saúde e de educação inclusiva. Ao assistente social cabe uma atuação crítica que objetive a inclusão e autonomia desses sujeitos.
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